Informações Acadêmicas

CPA – Comissão Própria de Avaliação (CPA)

O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Guarapuava é constituída por representantes docentes, discentes e de técnicos administrativos, além de representantes da comunidade externa e da entidade mantenedora da instituição, designada por meio de Portaria emitida pela Direção Geral A CPA é responsável pela elaboração e aplicação dos instrumentos de Avaliação Institucional a serem respondidos pelos acadêmicos, pelos professores e pelos funcionários da FG, com a finalidade de analisar questões acadêmicas pertinentes, de modo a manter e/ou indicar aspectos relevantes da vida universitária e que, portanto, interessam a todos os envolvidos e à comunidade local e regional.

 

Objetivos da Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional é um processo contínuo, que visa refletir sobre a melhoria permanente e constante da qualidade acadêmica e da gestão universitária. A Avaliação representa, ainda, uma forma de prestação de contas das ações e do desempenho da Instituição, perante a sociedade, além de buscar o ajuste das práticas utilizadas às demandas necessárias, em consonância com as exigências apresentadas pela legislação federal, cumprindo-as.
O autoconhecimento gerado pela Avaliação possibilita que cada um, ao desempenhar o seu papel, possa fazer, com responsabilidade a parte que lhe cabe, na Instituição. Além do mais, a Avaliação Institucional fortalece as relações de cooperação entre os diversos “atores” que desenvolvem suas funções na Faculdade Guarapuava. O Processo de Avaliação Institucional, realizado de forma continua ao longo do ano letivo, é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), composta por representantes de professores, alunos e funcionários da instituição.

 

Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)

Instituído pela Lei 10861/04, de 14 de abril de 2004, o SINAES apresenta uma proposta de Avaliação Institucional, em atenção à solicitação do Ministério da Educação (MEC), que entende como importante e necessária a adequação dos diversos instrumentos de avaliação utilizados pelas Instituições de Ensino Superior públicas e particulares brasileiras, às diretrizes propostas pelo MEC, sem que se percam as características particulares de cada instituição.
O SINAES preconiza a necessidade de melhoria da qualidade da Educação Superior em toda sua extensão e a ampliação dos compromissos e responsabilidades sociais das Instituições de Ensino Superior.

COMPOSIÇÃO COMISSÃO CPA

REGULAMENTO CPA

PLANO DE AÇÃO

RAI_2022

RESULTADO 2022

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.