Informações Acadêmicas

FIES e Pague Fácil

COMUNICADOS:

Comunicado Novo FIES – Início Aditamento 2_2023

Comunicado NOVO FIES – Prorrogação Aditamento 1_2023

 

 

O que é o Pague fácil?

O Pague Fácil é um crédito Educacional com parceria entre a Faculdade Guarapuava e a Fundacred, que possibilita que o aluno financie até 70% do curso escolhido.

Quem pode solicitar?

Qualquer aluno, calouro ou veterano, basta solicitar a análise no link abaixo:

Simulador:

https://portal.fundacred.org.br/estudante-web/frame-simulador?ie=837%7C838%7C839

Solicitar análise:

https://portal.fundacred.org.br/estudante-web/credies/?ie=837%7C838%7C839

 

O que é FIES?

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa criado pelo MEC que oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduação de instituições privadas cadastrados no sistema. O objetivo é facilitar o acesso de jovens de baixa renda à educação superior.

Abaixo, veja tudo o que você precisa saber sobre o Fies, já com as novas regras a partir de 2018 (Novo Fies).

 

Como funciona o FIES?

Ao início de cada semestre letivo, o Fies abre inscrições para os candidatos que desejam concorrer a um contrato de financiamento estudantil.

Os selecionados contam com o auxílio do Governo Federal para o custeamento das mensalidades do curso, até a conclusão do mesmo. Após o fim da graduação, o beneficiado deverá devolver o valor financiado pelo governo em parcelas mensais.

O financiamento da mensalidade estudantil possui três fases que sã o divididas de acordo com o nível de envolvimento do estudante com a dívida, são elas:

  • Durante o Curso:

Durante o período em que o aluno está cursando a graduação, é necessário pagar apenas o valor referente ao encargo operacional fixado em contrato. O custo total do seguro de vida exigido para a contratação do financiamento também deverá ser pago durante a realização do curso.

  • Período de Carência e Amortização:

A partir de 2018, o Fies não conta mais com o Período de Carência para início do pagamento da dívida – até 2017, os contratos previam um intervalo de até 18 de carência. Portanto, ao concluir seu curso o estudante já inicia a fase de Amortização.

Caso o estudante tenha um emprego ou abra uma empresa após se formar, as parcelas serão descontadas automaticamente da fonte de renda, de acordo com um cálculo previsto pelo governo.

Se o estudante não possuir renda em qualquer momento da amortização, o financiamento deverá ser quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.

Todos os valores devem ser pagos diretamente às instituições em que os serviços foram contratados – financiamento ou seguro de vida.

O governo estima que o prazo máximo para quitação da dívida seja de 14 anos.

 

Quais cursos participam do Fies?

O Fies é válido para cursos de graduação presenciais com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), oferecidos pelas instituições participantes.

Apesar de todos os cursos seguirem o mesmo regulamento, o MEC informa que no caso de Medicina existem “variáveis que se adequam à particularidade do curso”.

Para saber quais os cursos e instituições participam do Fies, acesse o formulário de pesquisa do SisFies.

 

Quais os tipos de financiamento oferecidos pelo Fies?

A partir de 2018, o Fies oferece três modalidades de financiamento, uma delas a juros zero. Esta é uma das principais novidades do programa, que até 2017 cobrava juros de 6,5% ao ano de todos os estudantes cadastrados.

As três faixas do Novo Fies são:

  • Modalidade I

é destinada para estudantes de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. São 100 mil vagas sem cobrança de taxa de juros. As condições para participação nesta modalidade estão no site do Fies.

O MEC anunciou que, a partir do segundo semestre de 2018, os ingressantes por esta modalidade terão, no mínimo, 50% do valor total do seu curso financiado – parcela que pode chegar aos 100%, de acordo com as necessidades do estudante.

  • Modalidade II

é destinada para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. São 150 mil vagas com taxa de juros variável, de acordo com a instituição financeira responsável pelo financiamento.

  • Modalidade III

é destinada para estudantes de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. São 60 mil vagas com taxa de juros variável, de acordo com a instituição financeira responsável pelo financiamento.

Atenção: Não é possível mudar de uma modalidade para outra ao longo do período do financiamento.

é possível solicitar o financiamento de 10% a 100% do valor da mensalidade. No entanto, o valor mensal total a ser pago à instituição não pode ser superior a R$ 7.000,00 – este teto foi atualizado pelo MEC e é válido a partir do segundo semestre de 2018.

Para saber qual financiamento você pode receber é necessário calcular de acordo com a sua renda familiar bruta mensal por pessoa e considerar seu nível de comprometimento da renda com a mensalidade, o valor máximo de financiamento depende do valor obtido.

Caso você possua condições de arcar com uma parcela maior da mensalidade do que o proposto, é possível optar por um valor de financiamento inferior ao máximo sugerido antes de assinar o contrato. Caso esta seja uma decisão sua durante o curso, também é possível solicitar a alteração por meio do aditamento realizado ao fim de cada semestre.

 

Como é feito o cálculo do financiamento pelo Fies?

O cálculo do financiamento do Fies é feito de forma complexa, levando em conta fatores como a renda familiar bruta per capita do estudante e o nível de comprometimento da renda com a mensalidade do curso.

Todos os detalhes sobre como é feito o cálculo podem ser conferidos no site oficial do SisFies.

 

Quem pode participar do Fies?

No Novo Fies, podem participar estudantes graduados e não-graduados de todo o Brasil, com renda percapita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Também é necessário que o candidato tenha participado de alguma edição do Enem a partir de 2010 e obtido pontuação mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

é permitido que os beneficiários de bolsas parciais do Prouni participem do Fies, por meio do financiamento do valor restante da mensalidade.

 

Cronograma do Fies

O cronograma do Fies costuma ser liberado juntamente com o Edital no site oficial do Fies, logo após a divulgação dos resultados do Prouni.

Desta forma, o candidato selecionado para bolsas parciais do Prouni podem se inscrever também no processo seletivo do Fies.

Para acessar, basta clicar na aba ““cronograma” disponível no site do Fies.

 

Como se inscrever no Fies?

A inscrição do Fies costuma ser mais complexa que a do Sisu e a do Prouni, e possui 4 etapas principais:

  • Pré-seleção

Nessa primeira etapa o candidato deve acessar o Sistema de Seleção do Fies e cadastrar o seu CPF, sua data de nascimento, uma senha para acessar o portal de seleção e um endereço de e- mail válido e em uso.

Feito isto, um link será enviado para a caixa de e-mail do candidato para a confirmação do cadastro. Realizados estes passos, o candidato deve continuar a preencher seus dados, indicar o curso desejado e a instituição de ensino.

  • Inscrição

Após o resultado da pré-seleção ser divulgado no site oficial do Fies, os candidatos selecionados devem realizar o cadastro no site do SisFies, onde irão informar os dados necessários para a contratação do financiamento estudantil como, por exemplo, as informações do fiador, de renda e de alguns documentos.

  • Validação das Informações

Concluída a inscrição no SisFies, o candidato deve se dirigir à instituição de ensino na qual está tentando a vaga para validar as informações cadastradas no SisFies, na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

  • Contratação do Financiamento

Após a validação das informações, o candidato deve comparecer, juntamente com seu fiador, à agência do banco escolhido no cadastro do SisFies para negociar e formalizar a obtenção do financiamento estudantil.

Todos os prazos das etapas supracitadas são disponibilizados no edital e no cronograma.

 

O que é a CPSA?

A CPSA é a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, uma unidade presente nas instituições participantes do Fies especialmente designada para tratar dos assuntos ligados ao programa.

A entidade, é constituída de dois representantes de cada esfera componente da instituição de ensino, os discentes, os docentes e o setor administrativo.

é responsabilidade da CPSA avaliar e validar as informações prestadas pelos candidatos, e cuidar dos processos ligados ao Fies, como dar início ao processo de renovação dos contratos.

 

Como é o processo seletivo do Fies?

O processo seletivo do Fies na etapa de pré-inscrição é bastante semelhante ao do Sisu e do Prouni, porém só é possível escolher uma única opção de curso. Ao ser direcionado para as vagas disponíveis, o candidato pode adicionar filtros de localidade, turno, instituição e curso para encontrar a vaga que mais se encaixa em seu perfil.

Durante os dias previstos no prazo para a inscrição o candidato terá acesso às notas de corte atualizadas diariamente e poderá alterar o curso escolhido a qualquer momento antes que se encerre o período disposto no cronograma para a realização da inscrição.

 

Como é calculada a nota de corte?

A nota de corte de cada curso é calculada de acordo com o número de vagas disponíveis e a nota dos candidatos não-graduados inscritos. Basicamente, o que o sistema faz é organizar os candidatos na ordem em que seriam selecionados e definir qual seria a nota mínima para estar entre os possíveis cotados daquele dia, naquela modalidade e turno específicos.

A nota de corte é variável, não sendo possível estimar com exatidão. Entretanto, é possível utilizar a média das notas de corte finais dos anos anteriores para se basear.

Os candidatos são ordenados de acordo com a nota do Enem, sendo que o primeiro colocado é o que obteve a maior pontuação na média das provas objetivas e de redação. A preferência é sempre dada ao candidato não-graduado e, no caso de algumas vagas não serem ocupadas, os candidatos que estão em busca de uma segunda graduação são selecionados.

 

Critérios de desempate

Caso haja dois ou mais candidatos com nota igual no momento da classificação, o sistema selecionará primeiro aquele que obtiver a maior nota na prova de redação do Enem. Se os candidatos persistirem empatados, serão utilizadas as maiores notas nas provas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, nesta ordem.

Se o empate se der entre um candidato não-graduado e um candidato graduado, o candidato não- graduado tem preferência, independente da nota obtida nas provas do Enem.

 

Como ver o resultado do Fies?

O resultado dos candidatos selecionados será publicado no site oficial do Fies, em uma única chamada, na data prevista no Edital e no cronograma. Também é possível saber se foi selecionado entrando em contato com a instituição de ensino na qual tentou a vaga.

Lista de Espera

A lista de espera do Fies é divulgada juntamente com o resultado da chamada única. No entanto, os candidatos presentes na lista de espera só terão direito a uma vaga caso não haja o preenchimento pelos alunos pré-selecionados na chamada única.

é importante estar atento à seleção dos candidatos da lista de espera, que pode ser acompanhada no próprio site oficial do Fies. Após a divulgação do resultado, o candidato tem apenas 5 dias para prosseguir com o processo de requerimento do financiamento estudantil.

Vagas Remanescentes

Se mesmo após a matrícula dos candidatos selecionados na lista de espera houver sobra de vagas, é aberto um novo edital de seleção para a oferta das vagas remanescentes. O edital pode ser encontrado no site oficial do Fies, juntamente com todas as instruções para a inscrição.

O período de inscrições é separado para candidatos graduados e não-graduados, sendo que os não-graduados possuem preferência e por isso podem se inscrever primeiro. As demais regras do Fies permanecem as mesmas.

 

Como é o processo de contratar o financiamento pelo Fies?

Para contratar o financiamento pelo Fies o candidato pré-selecionado deve cumprir as etapas já citadas anteriormente e ir à agência do banco escolhido no cadastro do SisFies para a apresentação dos documentos e formalização do contrato.

Após a inscrição no SisFies, o candidato terá 10 dias para comparecer ao banco com todos os documentos necessários, caso contrário o benefício é perdido e passado a outro candidato.

 

Quais os documentos necessários?

Para formalizar o contrato é necessário apresentar ao banco alguns documentos, confira:

Documento do contratante:

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;

Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela CPSA.

  • Documentos do representante legal, para menores de 18 anos;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, quando for o caso;
  • Termo de concessão de bolsa parcial do Prouni, quando for o caso;

Documentos do fiador:

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • CPF
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos, somente em caso de fiança convencional;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, quando for o caso.

 

Quem pode ser fiador do Fies?

Ser fiador de alguém é grande responsabilidade e, por isso, existem algumas regras sobre quem pode ou não ser fiador. Por exemplo, esta atribuição não pode ser concedida ao cônjuge do candidato, nem aos beneficiários do Fies e do Programa de Crédito Educativo. Além disso, somente cidadão brasileiro, ou português, poderá atuar como fiador do beneficiário do Fies.

 

Quais os tipos de fiança do Fies?

Independente do financiamento concedido pelo programa, é necessário cadastrar um fiador durante o cadastro no SisFies. Este fiador poderá ser alterado posteriormente durante o processo de aditamento semestral do Fies. No momento, o Fies oferece duas modalidades de fiança, que podem ser escolhidas diretamente no SisFies:

Fiança convencional

No modelo de fiança convencional o candidato deve selecionar até duas pessoas físicas, maiores de 18 anos, com renda suficiente para quitar a dívida do financiamento em caso de inadimplência. Neste caso, é considerado suficiente que o salário bruto mensal seja equivalente ao dobro da mensalidade financiada.

Fiança solidária

A fiança solidária permite que o beneficiário do Fies escolha de três a cinco pessoas físicas para atuarem como fiadores da dívida. Para ser fiador por esta modalidade são aplicáveis as seguintes regras:

  • Não é necessário apresentar comprovação de rendimentos;
  • Os integrantes devem ser estudantes da mesma instituição de ensino que o candidato;
  • Os integrantes não podem ser pertencentes ao mesmo grupo familiar do candidato.

 

Consegui o financiamento e agora?

Agora é só se informar na instituição de ensino na qual está matriculado para começar a assistir às aulas. Caso o período letivo já tenha iniciado, o Fies só passa a valer para o próximo semestre, desta forma nenhum aluno é reprovado por frequência ou tem prejuízos na matéria.

Para os alunos que já frequentavam as aulas como aluno regular do curso antes de conseguir o financiamento estudantil, é possível obter o ressarcimento das mensalidades pagas por meio do SisFies. Uma vez que o financiamento foi concedido, este se estende por todo o curso desde que não haja quebra de contrato e que o aluno siga realizando o aditamento semestralmente.

 

O que é o Aditamento do Fies?

O aditamento nada mais é do que a renovação do contrato do Fies para o semestre seguinte. Todo o processo é realizado on-line pelo SisFies e depende da instituição de ensino disponibilizar os dados do estudante no sistema.

Uma vez que os dados tenham sido fornecidos pela instituição, é possível realizar o aditamento. Os alunos que não o fizerem dentro do prazo estipulado pelo sistema perdem o benefício do financiamento, por isso fique atento às datas!

 

 

Gostaria de fazer a sua inscrição?

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.