Acadêmicas de Agronomia da FG Conhecem a Capital Nacional das Flores
Kaline Zai Ramos e Madlayne Krichak reservaram um espaço especial na agenda para viajar até Holambra-São Paulo, conhecida como a capital nacional das flores, e participar de evento na Faculdade das Flores. Segundo Kaline, a experiência lá foi incrível.
“Holambra é linda e nos proporcionou conhecer uma cultura totalmente diferente da nossa região. Nosso objetivo era aprender sobre o cultivo sem solo, mais especificamente Hidroponia. Assistimos três palestras com os engenheiros agrônomos Pedro Furlani, Fernando Sala e José Taveira, que expuseram assuntos relacionados a tipos de cultivos, variedades, formulações de soluções nutritivas, além do uso de substrato”.
Durante a visita à faculdade, as acadêmicas participaram de um Workshop sobre uso de substratos no cultivo de flores, hortaliças e plantas frutíferas.
“O que mais nos chamou atenção foi a metodologia da faculdade, o campo é na própria instituição e o ensino dá prioridade a prática. As flores são uma das principais fontes de renda de quem mora em Holambra e pudemos ver isso de perto”.
Kaline e Madlayne aproveitaram e fizeram um tour para conhecer três importantes culturas de flores com um guia turístico. No passeio, tiraram dúvidas e entenderam como funciona a exportação e o trabalho desenvolvido na cidade.
“Conhecemos as Gérberas de corte, cultivadas no sistema de estufa (cultivo protegido) com canteiros separados por cores; os Crisântemos/Margaridas: cultivadas também no sistema de estufa, cujos canteiros por cores sempre tem camadas floridas, é bem interessante ver as fases do cultivo; e ainda os Antúrios, cultivados no sistema de estufa, plantados em vasos com cores bem vibrantes”.
Todos os dias o setor de flores cresce no Brasil. Afinal, quem não gosta de flores? questiona Kaline, demonstrando entusiasmo.
“Com certeza para nós, futuros engenheiros agrônomos, é uma área onde teremos retorno. Aqui na nossa região temos muitas opções e variedades e o clima ajuda muito no cultivo de certas espécies proporcionando um retorno rápido”, finaliza planejando novas viagens.
Alface
A palestra ocorreu no dia 30 de abril em Holambra, São Paulo, na FAAGROH, Faculdade de Agronegócios de Holambra. Além de aprender sobre flores, as acadêmicas receberam dicas a respeito da cultura do alface. Pedro Furlani falou sobre formulações de soluções nutritivas para NFT e cultivos em substrato, já Fernando Sala contou mais sobre as variedades de alface para cultivo em NFT .