Blog

Acadêmicas de Agronomia da FG Conhecem a Capital Nacional das Flores

23 de junho

Kaline Zai Ramos e Madlayne Krichak reservaram um espaço especial na agenda para viajar até Holambra-São Paulo, conhecida como  a capital nacional das flores, e participar de evento na Faculdade das Flores. Segundo Kaline, a experiência lá foi incrível.

“Holambra é linda e nos proporcionou conhecer uma cultura totalmente diferente da nossa região. Nosso objetivo era aprender sobre o cultivo sem solo, mais especificamente Hidroponia. Assistimos três palestras com os engenheiros agrônomos Pedro Furlani, Fernando Sala e José Taveira, que expuseram assuntos relacionados a tipos de cultivos, variedades, formulações de soluções nutritivas, além do uso de substrato”.

Durante a visita à faculdade, as acadêmicas participaram de um Workshop sobre uso de substratos no cultivo de flores, hortaliças e plantas frutíferas.

“O que mais nos chamou atenção foi a metodologia da faculdade, o campo é na própria instituição e o ensino dá prioridade a prática. As flores são uma das principais fontes de renda de quem mora em Holambra e pudemos ver isso de perto”.

Kaline e Madlayne aproveitaram e fizeram um tour para conhecer três importantes culturas de  flores com um guia turístico. No passeio, tiraram dúvidas e entenderam como funciona a exportação e o trabalho desenvolvido na cidade.

“Conhecemos as Gérberas de corte, cultivadas no sistema de estufa (cultivo protegido) com canteiros separados por cores; os Crisântemos/Margaridas: cultivadas também no sistema de estufa, cujos canteiros por cores sempre tem camadas floridas, é bem interessante ver as fases do cultivo; e ainda os Antúrios, cultivados no sistema de estufa, plantados em vasos com cores bem vibrantes”.

Todos os dias o setor de flores cresce no Brasil. Afinal, quem não gosta de flores? questiona Kaline, demonstrando entusiasmo.

“Com certeza para nós, futuros engenheiros agrônomos, é uma área onde teremos retorno. Aqui na nossa região temos muitas opções e variedades e o clima ajuda muito no cultivo de certas espécies proporcionando um retorno rápido”, finaliza planejando novas viagens.

Alface

A palestra ocorreu no dia 30 de abril em Holambra, São Paulo, na FAAGROH, Faculdade de Agronegócios de Holambra. Além de aprender sobre flores, as acadêmicas receberam dicas a respeito da cultura do alface. Pedro Furlani falou sobre formulações de soluções nutritivas para NFT e cultivos em substrato, já Fernando Sala contou mais sobre as variedades de alface para cultivo em NFT .

Acadêmicas de Agronomia da FG Conhecem a Capital Nacional das Flores

Relacionados

NOVO

Coleta seletiva de dispositivos eletrônicos

No dia 12 de junho de 2024, ocorreu nas dependências da FG uma iniciativa significativa: a coleta seletiva de dispositivos eletrônicos obsoletos,...

NOVO

Exposição das maquetes desenvolvidas pelos alunos do 7° período da disciplina de Construções Rurais do curso de Agronomia!

Confira a exposição das maquetes elaboradas pelos alunos do 7º período da disciplina de Construções Rurais do curso de Agronomia! Durante...

NOVO

Festa Junina da FG

Na noite do último dia 06 de junho a FG realizou a sua Festa Junina, em sua sede do Jordão. Comidas típicas, quentão, música, quadrilha e...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.