Blog

TCC’s de Acadêmicos da Faculdade Guarapuava Estão Entre os Melhores do Paraná

04 de julho

Os acadêmicos Sauana Haeffner Centenaro e João Adriano Godoy da Silva pesquisaram a incorporação de cinzas na argamassa para reduzir a quantidade de resíduos lançados ao meio ambiente e baratear os custos na construção civil.

O principal benefício da utilização do resíduo é poder incorporar um material, produzido abundantemente e que causa poluição, na composição da argamassa, reduzindo assim também a necessidade de extração de matéria-prima, no caso, a areia natural.

Segundo a acadêmica, o projeto exigiu muitas horas de estudo e testes para chegar aos resultados ideais. Os testes foram feitos nos laboratórios da Faculdade Guarapuava e acompanhados pelos professores do curso.

De fato, não foi fácil. Desde a aquisição da cinza até a realização dos ensaios nós tivemos que correr muito atrás.

Agora, além de aguardar o resultado do concurso, a dupla tem objetivo de publicar a pesquisa na forma de artigo em uma revista técnica.

A seleção do projeto é uma forma de reconhecimento pela nossa dedicação à execução do trabalho, nos deixa muito felizes.

Segundo a professora Liliane Ferreira, coordenadora de Engenharia Civil, esta é a segunda edição do concurso e nas duas tivemos trabalhos classificados.

Isso releva a qualidade do ensino recebido por nossos acadêmicos, e todo apoio e estrutura oferecida pela Faculdade. Além dos laboratórios, contaram com o apoio e incentivo de nossos professores.

Já o projeto dos acadêmicos de Engenharia Elétrica Diego Luiz Dídimo e Luiz Carlos Kauva Jr é sobre automação residencial.

Os pesquisadores desenvolveram um varal inteligente que facilita a vida na hora de secar as roupas. Após as roupas serem estendidas manualmente, possibilita a tranquilidade ao usuário para realizar outras tarefas, dentro ou fora da residência, não necessitando o monitoramento local do sistema.
O sistema de maneira remota permite a supervisão via celular do varal. Os motores são acionados para recolher a roupa em caso de chuva, elas estiverem secas ou anoitecer. Os trabalhos são indicados pelos coordenadores dos cursos e classificados pela comissão regional do Crea. Com esse concurso, o Crea-Pr busca promover a valorização do conhecimento técnico e científico relacionado às áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, além de difundir a produção acadêmica em prol da atualização dos conhecimentos técnicos dos profissionais da área.

A entrega do Prêmio TCC destaque aos vencedores deve ser feita durante o Encontro Paranaense das Entidades de Classe – EPEC que ocorre em novembro em Foz do Iguaçu.
Registramos nossa torcida por nossos representantes e, principalmente, felicitamos pela iniciativa e empenho no desenvolvimento dos projetos!!

Vocês são show!!

https://bibliotecavirtual.crea-pr.org.br/melhores-tccs-do-parana.php

https://creaweb.crea-pr.org.br/WebCrea/biblioteca_virtual/visualizar_trabalho.aspx?SEQTRABALHO=440

Relacionados

NOVO

EQUIPES DA FACULDADE GUARAPUAVA SÃO DESTAQUES NA 1ª MARATONA DE INOVAÇÃO DO CREA-PR

O Hackathon do Sistema - Maratona de Inovação ocorreu em Maringá nos dias 17 e 18 de agosto, durante 30 horas ininterruptas. No último fim de...

NOVO

Professor Tiago Neumann Kuk Conclui Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental

A quantidade de esgoto tratado em nossas cidades ainda não é o ideal, mas tem aumentado nos últimos anos. Além do efluente, o tratamento produz...

NOVO

FG: Formando Profissionais que Fazem a Diferença no Mercado

Engenheiro Civil Luan Corrent Graduação Assim como diversos jovens, Luan tinha dúvidas sobre o futuro profissional, tanto é que fez...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.