Blog

TCC’s de Acadêmicos da Faculdade Guarapuava Estão Entre os Melhores do Paraná

04 de julho

Os acadêmicos Sauana Haeffner Centenaro e João Adriano Godoy da Silva pesquisaram a incorporação de cinzas na argamassa para reduzir a quantidade de resíduos lançados ao meio ambiente e baratear os custos na construção civil.

O principal benefício da utilização do resíduo é poder incorporar um material, produzido abundantemente e que causa poluição, na composição da argamassa, reduzindo assim também a necessidade de extração de matéria-prima, no caso, a areia natural.

Segundo a acadêmica, o projeto exigiu muitas horas de estudo e testes para chegar aos resultados ideais. Os testes foram feitos nos laboratórios da Faculdade Guarapuava e acompanhados pelos professores do curso.

De fato, não foi fácil. Desde a aquisição da cinza até a realização dos ensaios nós tivemos que correr muito atrás.

Agora, além de aguardar o resultado do concurso, a dupla tem objetivo de publicar a pesquisa na forma de artigo em uma revista técnica.

A seleção do projeto é uma forma de reconhecimento pela nossa dedicação à execução do trabalho, nos deixa muito felizes.

Segundo a professora Liliane Ferreira, coordenadora de Engenharia Civil, esta é a segunda edição do concurso e nas duas tivemos trabalhos classificados.

Isso releva a qualidade do ensino recebido por nossos acadêmicos, e todo apoio e estrutura oferecida pela Faculdade. Além dos laboratórios, contaram com o apoio e incentivo de nossos professores.

Já o projeto dos acadêmicos de Engenharia Elétrica Diego Luiz Dídimo e Luiz Carlos Kauva Jr é sobre automação residencial.

Os pesquisadores desenvolveram um varal inteligente que facilita a vida na hora de secar as roupas. Após as roupas serem estendidas manualmente, possibilita a tranquilidade ao usuário para realizar outras tarefas, dentro ou fora da residência, não necessitando o monitoramento local do sistema.
O sistema de maneira remota permite a supervisão via celular do varal. Os motores são acionados para recolher a roupa em caso de chuva, elas estiverem secas ou anoitecer. Os trabalhos são indicados pelos coordenadores dos cursos e classificados pela comissão regional do Crea. Com esse concurso, o Crea-Pr busca promover a valorização do conhecimento técnico e científico relacionado às áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, além de difundir a produção acadêmica em prol da atualização dos conhecimentos técnicos dos profissionais da área.

A entrega do Prêmio TCC destaque aos vencedores deve ser feita durante o Encontro Paranaense das Entidades de Classe – EPEC que ocorre em novembro em Foz do Iguaçu.
Registramos nossa torcida por nossos representantes e, principalmente, felicitamos pela iniciativa e empenho no desenvolvimento dos projetos!!

Vocês são show!!

https://bibliotecavirtual.crea-pr.org.br/melhores-tccs-do-parana.php

https://creaweb.crea-pr.org.br/WebCrea/biblioteca_virtual/visualizar_trabalho.aspx?SEQTRABALHO=440

1126.jpg
04072019213816_2.jpg_2.jpg_2.jpg
04072019213817_3.jpg_3.jpg_3.jpg

Relacionados

NOVO

Desmitificando o Imposto de Renda

No dia 10 de abril, os professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Guarapuava ministraram uma palestra com o tema Desmitificando o...

NOVO

Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)

Nos dias 21 e 22 de março de 2024, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), estiveram realizando nas dependências da FG reuniões plenárias,...

NOVO

Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava.

No dia 20 de março, foi um momento ímpar para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava! Tivemos a honra de prestigiar a cerimônia...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.