Série de projetos de extensão: Faculdade Guarapuava realiza quatro projetos com os alunos do curso de Direito
O primeiro consistiu em uma visita técnica ao fórum e na doação de obras literárias à Penitenciária Industrial de Guarapuava
Os projetos de extensão têm o objetivo de aplicar o conhecimento acadêmico em atividades que beneficiam a comunidade externa, oferecendo aprendizado prático aos alunos e promovendo a integração entre a faculdade e a sociedade.
Por isso, o primeiro de uma série de quatro projetos foi centrado em inovação, sustentabilidade e responsabilidade social, sendo intitulado “Visita Técnica ao Fórum da Comarca de Guarapuava/PR Acompanhada de Doação ao Sistema de Execução Penal”. Os responsáveis foram os alunos do 3º período de Direito da Faculdade Guarapuava (FG).
Desenvolvimento do projeto
O projeto foi dividido em três etapas: definição do objetivo final, arrecadação de obras literárias e a visita técnica ao Fórum com entrega dos itens coletados. Após as duas primeiras fases serem realizadas dentro da FG, no dia 16 de maio, os alunos realizaram a última etapa, visitaram o Fórum da Comarca de Guarapuava para conhecer e entregaram as 45 obras arrecadadas.
Durante o projeto, os alunos aprenderam sobre a importância da leitura para os detentos, seja para ressocialização ou redução de pena. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pela Resolução nº 391/2021, no artigo 5º, os indivíduos privados de liberdade têm o direito de reduzir parte de sua pena ao comprovar a leitura de qualquer obra literária, sem a necessidade de participar de projetos específicos ou seguir uma lista prévia de títulos autorizados.
Para o professor responsável pelo projeto, Delane Sullivan Laureano, foi uma enorme satisfação poder acompanhar os alunos em um passo tão importante dentro da graduação. “Durante todo o desenvolvimento do projeto, conseguimos notar a evolução dos alunos e como eles se empenharam para que tudo desse certo. Isso mostra como eles estão focados em se tornarem excelentes profissionais, agindo sempre com ética e responsabilidade”, disse o professor.
De acordo com a aluna de Direito Kemily Rodrigues, o projeto foi um incentivo a mais e mostrou que ela está na graduação certa. “Para mim, foi uma experiência enriquecedora. Conhecer o Direito fora da faculdade despertou muito mais interesse pela graduação e mostrou como podemos atuar diretamente na melhoria da nossa sociedade”, disse a estudante.
O próximo texto da série de projetos de extensão da Faculdade Guarapuava, será o segundo projeto de extensão “Orientação e Informações sobre os Principais Direitos do Consumidor”.
VESTIBULAR FG
A Faculdade Guarapuava está com as inscrições abertas para o vestibular nos seguintes cursos:
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Ciências Contábeis
- Direito
- Engenharia Civil
- Engenharia Elétrica
- Enfermagem
- Farmácia
- Medicina Veterinária
Além disso, o vestibular é gratuito. Para realizar a inscrição, é muito fácil: basta acessar faculdadeguarapuava.edu.br.