Revista ‘Ambiente Construído’ publica artigo de alunos de Engenharia Civil da FG
Estudo demonstra que cinzas de fornos de olarias melhoram as propriedades dos solos de estradas não pavimentadas da Região
“Efeito da adição de cinza de forno de olaria a solo argiloso em estradas não pavimentadas”. Este é o título do artigo científico recentemente publicado na Revista ‘Ambiente Construído’, periódico científico da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), a principal associação científica da área no Brasil.
Guarapuava é um importante polo agrícola nacional, com estradas vicinais, sendo fundamentais para o escoamento das safras. O estudo, classificado como um artigo de categoria A3, reconhecida por sua alta qualidade e inovação, conclui que a adição de cinzas de fornos de olarias melhora as propriedades geotécnicas dos solos das estradas não pavimentadas da Região.
Além de aumentar a eficiência e durabilidade dessas vias, a técnica também promove a sustentabilidade ao dar uma destinação adequada aos resíduos gerados pelos fornos de olarias. Os autores ressaltam a importância da pesquisa aplicada, especialmente no contexto do trabalho de conclusão de curso (TCC), com o objetivo de gerar conhecimento prático e imediato para resolver problemas locais e regionais, beneficiando toda a sociedade.
Convém destacar a parceria institucional entre a FG e a Unicentro, além do apoio técnico e suporte dos demais colaboradores envolvidos na pesquisa.
COMO CURSAR ENGENHARIA CIVIL NA FG?
A Faculdade Guarapuava já está com as inscrições abertas para 2025. Para se inscrever basta fazer o vestibular da FG pelo site. Os interessados também podem obter bolsas de estudo com descontos de até 40%. A mensalidade do curso de Engenharia Civil é de R$ 1.820 (sem descontos), com duração de cinco anos.