Blog

Projeto de extensão garante acessibilidade em colégio estadual

13 de outubro

Cadeirantes que frequentam o Colégio Estadual Cristo Rei, no bairro Bonsucesso, em Guarapuava contarão com mais facilidade. Um projeto de extensão universitária de acessibilidade garante um dos direitos desse público. É que a barreira de acesso do pátio central até a biblioteca, por “exemplo, conta com acessibilidade. E não é apenas esse percurso. O acesso ao ginásio de esportes e atividades comunitárias também estão no projeto.

Entretanto, nada disso seria possível se não fossem cursos da Faculdade Guarapuava. De acordo com a Instituição, uma integração de acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil resultou no projeto. Conforme a coordenadora do curso de Arquitetura, Taila Falleiros, os alunos fizeram o levantamento da situação, análise e proposta de uma rampa acessível em conformidade às normas técnicas e de conforto ao usuário. A acessibilidade é um direito pressuposto de todos nós. Mas ainda carece de maior atenção e conscientização efetiva.

“ESCRITÓRIO MODELO”

Conforme a professora Taila, todas as ações desenvolvidas pelo curso de Arquitetura e Urbanismo têm agora o Escritório Modelo. Este encontra-se em funcionamento no Espaço FG no Shopping Cidade dos Lagos. E a nossa expectativa é cada vez mais formalizarmos parcerias junto à comunidade local e regional.

De acordo com Taila, poder atuar e participar da promoção de uma melhor qualidade de vida é o que os motiva cada vez mais, na aproximação e conexão junto à comunidade. Colaborar no desenvolvimento social e respeito às diferenças é motivação. Pois ampliam nossa visão de mundo, fazendo a nossa atuação transpor para além da sala de aula. Sem dúvida, é uma experiência muito rica e engrandecedora para todos envolvidos na execução deste projeto.

 

“MUITO GRATIFICANTE”

A estudante Laís Silva, de 20 anos, do 6° período de arquitetura e urbanismo é uma das participantes do projeto. “Participar desse projeto, principalmente dentro de uma escola, é melhorar ainda mais a perspectiva e aumenta a empatia, a sensibilidade de se colocar no lugar do outro.

Conforme Laís, ajudar na execução desse projeto, a fez pensar de várias formas de como as pessoas, tanto os que precisam como os demais alunos, podem usufruir do espaço. Nós como alunos vendo na prática e pensando como um todo para a comunidade escolar, é muito gratificante. E com certeza melhora minha experiência como pessoa e uma futura profissional.

“IMPORTÂNCIA PARA A COMUNIDADE”

Para a diretora auxiliar do Colégio Cristo Rei, Lislaine Pilati, o projeto de acessibilidade é de grande importância para a escola. Pela questão de garantir aos nossos alunos com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente. E exercer os direitos de cidadão e participação social no ambiente escolar.

Conforme a diretora, além de tudo, o projeto de extensão oportuniza aos alunos da graduação o desenvolvimento de projetos. Além de vivenciar os ambientes e locais que irão trabalhar após formados. Desde já agradecemos a atenção e a parceria entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Faculdade Guarapuava com o CE Cristo Rei.

Por fim, o coordenador do projeto de extensão, professor Luiz Gruchoski, trata-se de uma maneira da Instituição de promover o bem-estar da comunidade escolar na qual está sendo desenvolvido este projeto. O direito de ir e vir garantido na Constituição, muitas vezes, não são colocada prática quando se trata de pessoas com mobilidade reduzida. Percebendo a dificuldade de alunos com essas limitações, buscamos mostrar novas possibilidades. Isso ocorreu dando sugestões para adequações, visando a inclusão e independência total de nossos educandos.

Relacionados

NOVO

"Alunos da Faculdade Guarapuava dividem conhecimento sobre erva-mate",

Um chimarrão mais saboroso ou um tererê digno dos melhores apreciadores. É com esse, propósito que alunos do curso de Agronomia da Faculdade...

NOVO

Faculdade Guarapuava já se prepara para a tecnologia 5G

A onda agora no mundo da web é falar sobre a rede 5G, e a Faculdade Guarapuava está na vanguarda desse tema. Trata-se da quinta geração das...

NOVO

"‘Precisamos falar de assédio no meio acadêmico?’ Essa pergunta pautou o projeto de iniciação "científica, vencedor do prêmio do X...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.