Projeto de estudantes da FG orienta idosos sobre Direito Previdenciário
Iniciativa auxiliou alunos acima de 60 anos na Usina do Conhecimento
A Faculdade Guarapuava (FG) tem como um de seus principais objetivos formar profissionais capacitados para desenvolverem suas profissões de maneira humanizada e ética. Um exemplo disso é o projeto de extensão “Democratizando o Conhecimento Jurídico Previdenciário”, realizado pelos alunos do 9º período de Direito da FG.
Na primeira etapa do projeto, que ocorreu em março deste ano, os alunos decidiram que o tema seria voltado para o direito previdenciário, aplicado a idosos que precisam realizar atendimento através de aplicativos. Durante essa fase, os alunos se aprofundaram no uso das plataformas do INSS e do gov.br, estudando o acesso a informações e benefícios da previdência social.
A segunda etapa consistiu na execução do projeto, que ocorreu de 13 a 15 de maio. Durante esses dias, os estudantes de Direito prestaram atendimento comunitário na Usina do Conhecimento, em Guarapuava, focado em alunos com mais de 60 anos, aplicando os conhecimentos adquiridos na primeira fase.
Os alunos desenvolveram um modelo de carteirinhas para documentos, entregues aos idosos no final do atendimento. As carteirinhas possuíam espaço para o registro do e-mail, facilitando futuros acessos ao sistema da previdência social.
Além de ajudar os idosos a entenderem seus direitos previdenciários, o projeto também promoveu a inclusão digital para eles. As dúvidas mais frequentes estavam relacionadas ao auxílio por incapacidade temporária, à pensão por morte e à aposentadoria por idade rural na modalidade híbrida.
O projeto foi supervisionado pela professora Ana Paula de Oliveira, com apoio da professora Maiara Meira, do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). Para a professora Ana, o projeto foi um grande sucesso, pois cumpriu seu objetivo de ajudar as pessoas idosas no acesso ao conhecimento previdenciário.
O trabalho, do início ao fim, foi pensado com o intuito de auxiliar os idosos com informações sobre o direito previdenciário e no uso de sites e aplicativos de serviços públicos, como o Meu INSS, de maneira a viabilizar mais autonomia e gerar conhecimento, minimizando as dificuldades tanto no uso quanto no acesso às plataformas digitais. Ao final, podemos concluir que tivemos sucesso no nosso projeto, e essas iniciativas voluntárias são fundamentais para que nossos alunos conheçam de perto o contexto jurídico e social do direito previdenciário”, disse a professora.
O curso de Direito da Faculdade Guarapuava está com as inscrições abertas para ingresso ainda em 2024. A prova do vestibular é gratuita e pode ser realizada de forma presencial ou remota.