Blog

Professor Tiago Neumann Kuk Conclui Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental

14 de agosto

A quantidade de esgoto tratado em nossas cidades ainda não é o ideal, mas tem aumentado nos últimos anos. Além do efluente, o tratamento produz gás e o lodo que pode servir como adubo, reduzindo a poluição ambiental. O processo de produção de fertilizante é feito com a adição de cal ao material. As temperaturas e o PH se elevam e reduzem a população de microrganismos nocivos à saúde. É um método tradicional que demanda mais tempo.

O professor Tiago Neumann Kuk, do Curso de Engenharia Civil, trabalhou em uma outra alternativa. A pesquisa feita por ele ressaltou que é possível utilizar o calor (obtido com a própria produção de gás) para produzir o adubo, garantindo a mesma qualidade dos fertilizantes. Esse processo pode ser implementado por pequenas estações de tratamento de esgoto, mais comuns em cidades menores. Essa ideia foi apresentada em sua dissertação “Alternativa para implantação de um sistema térmico de higienização e secagem do lodo gerado em estação de tratamento anaeróbico de esgoto sanitário de pequeno porte”, requisito para a conclusão do Curso de Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental ofertado em uma parceria entre UNICENTRO e UEPG.

O professor Tiago relata que o mestrado contribuiu muito com sua atuação em sala de aula.

Tive oportunidade de estudar disciplinas que estão diretamente relacionadas ao conteúdo ministrado por mim. Além de poder aprofundar o conhecimento nesses assuntos, estudei o que há de mais moderno e atual.

O mestrado também possibilitou uma experiência prática de analise do funcionamento de estações de tratamento de água e de esgoto, além de um aterro sanitário nos Estados Unidos.

Foi muito bom ver de perto como o trabalho é feito lá. Isso foi possível graças a uma parceria com a Universidade TWU do Texas. Agora pretendo implementar o projeto e, mais tarde, aprofundar os estudos, finaliza.

Relacionados

NOVO

EQUIPES DA FACULDADE GUARAPUAVA SÃO DESTAQUES NA 1ª MARATONA DE INOVAÇÃO DO CREA-PR

O Hackathon do Sistema - Maratona de Inovação ocorreu em Maringá nos dias 17 e 18 de agosto, durante 30 horas ininterruptas. No último fim de...

NOVO

FG: Formando Profissionais que Fazem a Diferença no Mercado

Engenheiro Civil Luan Corrent Graduação Assim como diversos jovens, Luan tinha dúvidas sobre o futuro profissional, tanto é que fez...

NOVO

Faculdade Guarapuava Completa 19 Anos Transformando Vidas

O tempo passou rápido. É comum ouvirmos dizer "parece que foi ontem", mas há exatos 19 anos foi inaugurada em Guarapuava a primeira faculdade...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.