Blog

Professor Tiago Neumann Kuk Conclui Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental

14 de agosto

A quantidade de esgoto tratado em nossas cidades ainda não é o ideal, mas tem aumentado nos últimos anos. Além do efluente, o tratamento produz gás e o lodo que pode servir como adubo, reduzindo a poluição ambiental. O processo de produção de fertilizante é feito com a adição de cal ao material. As temperaturas e o PH se elevam e reduzem a população de microrganismos nocivos à saúde. É um método tradicional que demanda mais tempo.

O professor Tiago Neumann Kuk, do Curso de Engenharia Civil, trabalhou em uma outra alternativa. A pesquisa feita por ele ressaltou que é possível utilizar o calor (obtido com a própria produção de gás) para produzir o adubo, garantindo a mesma qualidade dos fertilizantes. Esse processo pode ser implementado por pequenas estações de tratamento de esgoto, mais comuns em cidades menores. Essa ideia foi apresentada em sua dissertação “Alternativa para implantação de um sistema térmico de higienização e secagem do lodo gerado em estação de tratamento anaeróbico de esgoto sanitário de pequeno porte”, requisito para a conclusão do Curso de Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental ofertado em uma parceria entre UNICENTRO e UEPG.

O professor Tiago relata que o mestrado contribuiu muito com sua atuação em sala de aula.

Tive oportunidade de estudar disciplinas que estão diretamente relacionadas ao conteúdo ministrado por mim. Além de poder aprofundar o conhecimento nesses assuntos, estudei o que há de mais moderno e atual.

O mestrado também possibilitou uma experiência prática de analise do funcionamento de estações de tratamento de água e de esgoto, além de um aterro sanitário nos Estados Unidos.

Foi muito bom ver de perto como o trabalho é feito lá. Isso foi possível graças a uma parceria com a Universidade TWU do Texas. Agora pretendo implementar o projeto e, mais tarde, aprofundar os estudos, finaliza.

68899625_1498154800327724_1304884517055496192_o.jpg
68371529_1498154820327722_2479964810209394688_o.jpg

Relacionados

NOVO

Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava.

No dia 20 de março, foi um momento ímpar para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava! Tivemos a honra de prestigiar a cerimônia...

NOVO

I SEMANA DO CONSUMIDOR

No dia 18 de março de 2024, a professora Letícia Chagas, do colegiado do curso de Direito e integrante do Núcleo de Práticas Jurídicas da...

NOVO

Descubra 5 motivos para escolher o curso de Ciências Contábeis na Faculdade Guarapuava!

5 Motivos para você fazer Ciências Contábeis. 1- Graduação Imersiva, pra te levar a ser um contador, analista e especialista na área; 2-...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.