Blog

PROFESSOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA É PALESTRANTE NO EVENTO LATINOWARE

17 de dezembro

zO Latinoware (Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas) é atualmente o maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres da América Latina, criado em 2004, pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

O evento oportuniza momentos de debate e troca de conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações com um público diversificado, formado por integrantes da comunidade, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais e da iniciativa privada.

Em três dias de evento, o público pode conferir uma intensa programação de palestras, oficinas, sessões técnicas e casos de sucessos que são apresentadas por especialistas e representantes de órgãos públicos e privados de diversos países da América Latina. Esse ano o evento teve 2794 participantes.

Ministrei duas palestras no evento, “LoRa: IoT com baixo consumo e longas distâncias” e “ESP: Um microcontrolador completo para IoT”, ambas as palestras percorreram tecnologias recentes, que estão revolucionando o mercado da Tecnologia e Engenharia. Tecnologias inovadoras dentro do mercado de Internet das Coisas, em que os alunos da Faculdade Guarapuava tem acesso no dia a dia em sala de aula.

O Professor Mauricio Barfknecht é especialista em Redes de Computadores pela UTFPR, atualmente é Docente no Curso de Engenharia Elétrica na Faculdade Guarapuava, Coordenador de Tecnologia da Informação na UTFPR Guarapuava e Consultor na Act Tecnologia. Entusiasta do OpenHardware há 8 anos, hoje se dedica a estudar novas tecnologias aplicadas a Internet das Coisas.

Título: ESP: Um Microcontrolador completo para IoT.
Resumo: Com a revolução que a plataforma Arduino trouxe ao mundo do Open Hardware, fabricantes começaram a procurar novas tecnologias para se posicionar nesse nicho e a IoT. Conheça mais sobre esse hardware de baixo custo, quais suas características e como ele pode auxiliar nos seus projetos.

Título: LoRa: IoT com baixo consumo e longas distâncias.
Resumo: Quando se fala em Internet das Coisas a tecnologia de comunicação têm um papel fundamental. As redes LoRa revolucionaram a forma de comunicação em IoT, aliando Baixo Consumo energético e quebrando barreiras de distância, excelente para soluções distribuídas. Nessa palestra você poderá conhecer a Tecnologia, suas características e verificar o funcionamento básico junto com o Microcontrolador ESP32 e Protocolo MQTT, através da IDE Arduino.

Mais um orgulho de nosso corpo docente da FG. Parabéns professor por representar a Faculdade Guarapuava nesse evento.

Relacionados

NOVO

NOVO LABORATÓRIO ENGENHARIA ELÉTRICA FG “MULTI TECNOLOGIAS”

Para o ano de 2020 os alunos do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Guarapuava, terão mais um laboratório para relacionar de formar efetiva...

NOVO

PRIMEIRA BATALHA DE ROBÔS DE GUARAPUAVA

O Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Guarapuava, realizou a primeira batalha de robôs de Guarapuava, o evento contou com quatro robôs...

NOVO

CURSO DE AGRONOMIA PROMOVE MINICURSO DE HORTAS VERTICAIS

Na noite de ontem (03) o curso de Agronomia realizou no Laboratório das Agrarias um minicurso de Hortas Verticais para a população local. O...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.