Blog

PROFESSOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA É PALESTRANTE NO EVENTO LATINOWARE

17 de dezembro

zO Latinoware (Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas) é atualmente o maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres da América Latina, criado em 2004, pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

O evento oportuniza momentos de debate e troca de conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações com um público diversificado, formado por integrantes da comunidade, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais e da iniciativa privada.

Em três dias de evento, o público pode conferir uma intensa programação de palestras, oficinas, sessões técnicas e casos de sucessos que são apresentadas por especialistas e representantes de órgãos públicos e privados de diversos países da América Latina. Esse ano o evento teve 2794 participantes.

Ministrei duas palestras no evento, “LoRa: IoT com baixo consumo e longas distâncias” e “ESP: Um microcontrolador completo para IoT”, ambas as palestras percorreram tecnologias recentes, que estão revolucionando o mercado da Tecnologia e Engenharia. Tecnologias inovadoras dentro do mercado de Internet das Coisas, em que os alunos da Faculdade Guarapuava tem acesso no dia a dia em sala de aula.

O Professor Mauricio Barfknecht é especialista em Redes de Computadores pela UTFPR, atualmente é Docente no Curso de Engenharia Elétrica na Faculdade Guarapuava, Coordenador de Tecnologia da Informação na UTFPR Guarapuava e Consultor na Act Tecnologia. Entusiasta do OpenHardware há 8 anos, hoje se dedica a estudar novas tecnologias aplicadas a Internet das Coisas.

Título: ESP: Um Microcontrolador completo para IoT.
Resumo: Com a revolução que a plataforma Arduino trouxe ao mundo do Open Hardware, fabricantes começaram a procurar novas tecnologias para se posicionar nesse nicho e a IoT. Conheça mais sobre esse hardware de baixo custo, quais suas características e como ele pode auxiliar nos seus projetos.

Título: LoRa: IoT com baixo consumo e longas distâncias.
Resumo: Quando se fala em Internet das Coisas a tecnologia de comunicação têm um papel fundamental. As redes LoRa revolucionaram a forma de comunicação em IoT, aliando Baixo Consumo energético e quebrando barreiras de distância, excelente para soluções distribuídas. Nessa palestra você poderá conhecer a Tecnologia, suas características e verificar o funcionamento básico junto com o Microcontrolador ESP32 e Protocolo MQTT, através da IDE Arduino.

Mais um orgulho de nosso corpo docente da FG. Parabéns professor por representar a Faculdade Guarapuava nesse evento.

FotoGeralLatinoware2019-1024x683.jpg
77344025_2591648874244956_6634497958509281280_o.jpg
DSC_1911.jpg
DSC_3298.jpg
DSC_1909.jpg
IMG_20191128_085557-scaled.jpg

Relacionados

NOVO

Coleta seletiva de dispositivos eletrônicos

No dia 12 de junho de 2024, ocorreu nas dependências da FG uma iniciativa significativa: a coleta seletiva de dispositivos eletrônicos obsoletos,...

NOVO

Exposição das maquetes desenvolvidas pelos alunos do 7° período da disciplina de Construções Rurais do curso de Agronomia!

Confira a exposição das maquetes elaboradas pelos alunos do 7º período da disciplina de Construções Rurais do curso de Agronomia! Durante...

NOVO

Festa Junina da FG

Na noite do último dia 06 de junho a FG realizou a sua Festa Junina, em sua sede do Jordão. Comidas típicas, quentão, música, quadrilha e...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.