Blog

PROFESSOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA É PALESTRANTE NO EVENTO LATINOWARE

17 de dezembro

zO Latinoware (Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas) é atualmente o maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres da América Latina, criado em 2004, pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

O evento oportuniza momentos de debate e troca de conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações com um público diversificado, formado por integrantes da comunidade, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais e da iniciativa privada.

Em três dias de evento, o público pode conferir uma intensa programação de palestras, oficinas, sessões técnicas e casos de sucessos que são apresentadas por especialistas e representantes de órgãos públicos e privados de diversos países da América Latina. Esse ano o evento teve 2794 participantes.

Ministrei duas palestras no evento, “LoRa: IoT com baixo consumo e longas distâncias” e “ESP: Um microcontrolador completo para IoT”, ambas as palestras percorreram tecnologias recentes, que estão revolucionando o mercado da Tecnologia e Engenharia. Tecnologias inovadoras dentro do mercado de Internet das Coisas, em que os alunos da Faculdade Guarapuava tem acesso no dia a dia em sala de aula.

O Professor Mauricio Barfknecht é especialista em Redes de Computadores pela UTFPR, atualmente é Docente no Curso de Engenharia Elétrica na Faculdade Guarapuava, Coordenador de Tecnologia da Informação na UTFPR Guarapuava e Consultor na Act Tecnologia. Entusiasta do OpenHardware há 8 anos, hoje se dedica a estudar novas tecnologias aplicadas a Internet das Coisas.

Título: ESP: Um Microcontrolador completo para IoT.
Resumo: Com a revolução que a plataforma Arduino trouxe ao mundo do Open Hardware, fabricantes começaram a procurar novas tecnologias para se posicionar nesse nicho e a IoT. Conheça mais sobre esse hardware de baixo custo, quais suas características e como ele pode auxiliar nos seus projetos.

Título: LoRa: IoT com baixo consumo e longas distâncias.
Resumo: Quando se fala em Internet das Coisas a tecnologia de comunicação têm um papel fundamental. As redes LoRa revolucionaram a forma de comunicação em IoT, aliando Baixo Consumo energético e quebrando barreiras de distância, excelente para soluções distribuídas. Nessa palestra você poderá conhecer a Tecnologia, suas características e verificar o funcionamento básico junto com o Microcontrolador ESP32 e Protocolo MQTT, através da IDE Arduino.

Mais um orgulho de nosso corpo docente da FG. Parabéns professor por representar a Faculdade Guarapuava nesse evento.

FotoGeralLatinoware2019-1024x683.jpg
77344025_2591648874244956_6634497958509281280_o.jpg
DSC_1911.jpg
DSC_3298.jpg
DSC_1909.jpg
IMG_20191128_085557-scaled.jpg

Relacionados

NOVO

Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava.

No dia 20 de março, foi um momento ímpar para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava! Tivemos a honra de prestigiar a cerimônia...

NOVO

I SEMANA DO CONSUMIDOR

No dia 18 de março de 2024, a professora Letícia Chagas, do colegiado do curso de Direito e integrante do Núcleo de Práticas Jurídicas da...

NOVO

Descubra 5 motivos para escolher o curso de Ciências Contábeis na Faculdade Guarapuava!

5 Motivos para você fazer Ciências Contábeis. 1- Graduação Imersiva, pra te levar a ser um contador, analista e especialista na área; 2-...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.