Pós-graduação em Tecnologia BIM é ofertada pela Faculdade Guarapuava
Pioneira na área de Engenharia e Arquitetura, a Faculdade Guarapuava está lançando o curso ‘Projetos Integrados em Tecnologia BIM’
A Faculdade Guarapuava está antenada no que há de novidade na área de tecnologia e inovação. Por isso, conforme anuncia a Instituição, as matrículas já estão abertas para nova pós graduação. Pioneira na área de Engenharia e Arquitetura, a FG está lançando o curso ‘Projetos Integrados em Tecnologia BIM” (Modelagem de Informação da Construção).
De acordo com a FG, as aulas vão começar no segundo semestre de 2022. “O curso é aberto a todos os profissionais que já possuam uma graduação”. Trata-se, portanto, de um curso que vai facilitar as atividades desses profissionais na geração de detalhamentos de projetos, dando a eles maior segurança e confiabilidade.
Os profissionais que dominam a Plataforma BIM têm mais oportunidades no mercado de trabalho. Isso porque, essa inovação já é uma realidade em muitos escritórios de engenharia. Além disso, os órgãos públicos estão prestes a exigir em editais de contratação de serviços de engenharia a utilização desse conceito.
A adoção desse processo, conforme a FG, pode otimizar o orçamento e o alinhamento entre áreas como fundação, estrutura, instalações hidráulicas, elétricas. Assim como a definição e aquisição de materiais. Dessa forma, o BIM reduz erros e riscos, induz o cumprimento de prazos e oferece maior confiabilidade aos projetos. Ou seja, oferece o controle preciso das obras, maior produtividade e economia de recursos
A Plataforma BIM é a modelagem da informação da construção, que permite criar plantas de construção inteligentes. Ou seja, consegue-se inserir informações úteis como insumos, metragem e espessura, em cada parte dessa planta.
Um projeto arquitetônico desenvolvido em BIM, por ter uma visão espacial em 3D, já auxiliaria a encontrar erros. Ao integrar com informações, possui uma geometria que auxiliará em todo o processo da construção. Isso envolve planejamento, serviços preliminares, orçamento, fundação, estrutura, instalações elétricas e hidrossanitárias.
Com essa tecnologia, o usuário pode visualizar e interagir com os modelos em visões tridimensionais e também em planos ortográficos bidimensionais. À medida que o modelo é desenvolvido, todos os outros desenhos do projeto são ajustados de forma correspondente.