Blog

“Núcleo de Práticas Jurídicas da FG amplia ações junto à comunidade”

13 de janeiro

 

O Curso de Direito da Faculdade Guarapuava, que completa 22 anos, vai ampliar os serviços prestados à comunidade. Nos últimos cinco anos, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que funciona como escritório modelo para os alunos do curso, fez aproximadamente 800 atendimentos a pessoas ou famílias carentes.

De acordo com estimativas feitas pela coordenação do Núcleo, os atendimentos feitos nesses últimos cinco anos importaram em uma economia para a sociedade de aproximadamente R$ 2 milhões. A partir deste ano, o NPJ está sendo remodelado, de forma que atue, além de um escritório modelo, também como um programa de extensão universitária.

Dessa forma, vai buscar a captação de projetos em parceria com os diversos órgãos do Estado, ampliando a atuação assistencial do Núcleo. Bem como, reforçar o espaço do curso de Direito da Faculdade Guarapuava em ações com repercussão para a sociedade.

O NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS

O NPJ foi instituído com a finalidade de propiciar ao aluno do curso de Direito exercitar a prática do conteúdo aprendido em sala de aula. Isso ocorre por meio da vivência de situações reais de trabalho, dentre elas o contato com o cliente e a elaboração de petições. Além disso, a navegação no sistema em que tramitam os processos eletrônicos do Poder Judiciário do Estado do Paraná.

Assim, durante o curso os alunos orientados pelos seus professores, desenvolvem atividades práticas por meio das demandas jurídicas reais. Essas são concretizadas pelo atendimento jurídico gratuito disponibilizado à população que necessita de auxílio e não tem condições financeiras para contratar um advogado particular.

Atualmente atuam no NPJ dois advogados e uma assistente social, responsável pela triagem das demandas aos serviços do Núcleo. Como Direito de Família, execução e revisão de alimentos, divórcio, investigação de paternidade e guarda. Assim como, regulamentação de visitas, alvará judicial, reconhecimento e dissolução de união estável.

Ainda há demandas de regulamentação de guarda, visitas, alimentos, divórcio, interdição e curatela, além de ações de interdição e substituição de curatela e de retificação de registro civil. Trata-se, portanto, de um projeto de responsabilidade social de grande importância e que promove ações de relevante alcance junto à comunidade mais vulnerável de Guarapuava e Região.

O NPJ fica na Rua Afonso Alves de Camargo, 1775, Centro, no 3º andar do prédio da Rádio Difusora, e funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30.

Relacionados

NOVO

Desmitificando o Imposto de Renda

No dia 10 de abril, os professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Guarapuava ministraram uma palestra com o tema Desmitificando o...

NOVO

Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)

Nos dias 21 e 22 de março de 2024, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), estiveram realizando nas dependências da FG reuniões plenárias,...

NOVO

Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava.

No dia 20 de março, foi um momento ímpar para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava! Tivemos a honra de prestigiar a cerimônia...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.