Blog

Na história do Município, a Faculdade Guarapuava foi pioneira implantando novos cursos, entre eles o de Arquitetura e Urbanismo.

10 de dezembro

Guarapuava guarda em parte da arquitetura um pouco da história. São alguns casarões, a antiga, catedral de Nossa Senhora de Belém, o espaço onde está o Centro de Artes e Criatividade Iracema, Trinco Ribeiro. Ou ainda a Casa do Visconde de Guarapuava, hoje conhecido como Museu, Municipal.

De acordo com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Guarapuava, as edificações nos, mostram as características da época em que foram construídas. É visível aos olhos e permite a, compreensão. O Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro, conforme a FG, é um, exemplo de quanta história pode carregar uma edificação que por consequência, contará a, história de um povo e de uma cidade.

Diversas gerações fizeram daquele espaço a sua casa, seu lar. Os amplos cômodos já abrigaram, reuniões de família, jantares e celebrações ao longo do tempo. A edificação além das, características arquitetônicas de estilo colonial e qualidades construtivas que referenciam a solidez e a pujança da sociedade da época, quando do início da formação da cidade, relocada por, Padre Chagas para os arredores da catedral, é famosa também pela característica do quarto das donzelas. Hoje, entretanto, a história continua sendo realizada neste espaço por meio da preservação de seus aspectos construtivos e pela atividade cultural desenvolvida em seu interior, com a contribuição de artistas que lá expõem suas obras.

MEMÓRIA COLETIVA

Conforme o curso, o patrimônio histórico arquitetônico, nos remete à parte do que foi vivenciado, no passado. Nossa memória coletiva de um tempo que passou. Assim como, as novas, edificações vêm de encontro com a realidade de um tempo presente. Surge então a utilização de materiais inovadores, tecnológicos, sustentáveis e que marcam o tempo atual.

“CIDADANIA”

No entanto, segundo a FG, conhecer a cidade, preservar o patrimônio histórico e a memória é um, gesto de cidadania. Faz parte da cultura material do povo e, portanto, de nossa identidade. Conforme a Faculdade Guarapuava, o mesmo ocorre com a edificação do Museu Visconde de, Guarapuava, que traz uma amostra congelada de como viveram os colonizadores. Assim como o significado e importância das relações sociais, resignada pelo tempo da história. Isso nos permite por meio do estilo arquitetônico e a atual utilização, conhecer muito mais sobre a época, rotinas, costumes, vivências. Como um convite a conhecer parte da história de, Guarapuava que segue preservada, garantindo nosso respeito aos antepassados, contribuindo na, formação da consciência responsável de como tratamos o presente e como damos suporte para o futuro.

“VISIONÁRIA”

Nesta história, a Faculdade Guarapuava, visionária no desenvolvimento de Guarapuava e Região, foi pioneira implantando novos cursos. Entre eles o curso de Arquitetura e Urbanismo. Conforme a, FG, a curso trabalha na formação de profissionais conscientes também da importância da memória cultural da cidade, dos edifícios históricos, da necessidade de preservação de conjuntos e monumentos históricos.

Tudo isso levando em consideração a relevância das novas arquiteturas e o planejamento urbano. Associando e discutindo a esses conceitos atitudes como acessibilidade, sustentabilidade, mobilidade urbana, cultura e arquitetura social. Esses elementos contribuem e fazem parte do cotidiano e da vida de todos nós, atores de nossa própria história e da história que construímos juntos a Guarapuava.

 

Relacionados

NOVO

Alunos de Agronomia Participam de Aula Prática de Física do Solo

Na última segunda-feira, dia 06 de abril de 2024, os alunos do curso de Agronomia tiveram a oportunidade de participar de uma aula prática...

NOVO

Reunião Pedagógica

Na última terça-feira, dia 30 de abril de 2024, ocorreu a reunião pedagógica envolvendo a direção geral, coordenação pedagógica,...

NOVO

Colação de Grau Especial

No dia 30 de abril de 2024, a Faculdade Guarapuava celebrou um momento de grande emoção e conquista com a realização da Colação de Grau...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.