Blog

Análise sensorial feita por alunos de Agronomia será mostrada no Seminário de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão – SEPEX

05 de novembro

Três alunos de Engenharia Agronômica da Faculdade Guarapuava (FG) fizeram uma análise sensorial da erva-mate (Illex paraguariensis ).”O resultado do trabalho é um dos temas do Seminário de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão (Sepex). De acordo com a FG, a 10ª edição anual, ocorre entre 8 e 11 de novembro na sede do Campus Jordão.

Assim, para mensurar a contribuição dos trabalhos, basta saber o proveito que produtores podem obter com a pesquisa. No caso dos alunos Pedro Miguel Diachuk, Ricardo José dos Santos e Luan Ribeiro Santini, por exemplo, a análise conta com três partes. De acordo com os acadêmicos Ricardo estudou a influência da incidência de luz no erval. Enquanto as técnicas de manejo e poda “ficam sob a responsabilidade de Pedro. Já a análise sensorial ficou por conta de Luan Ribeiro Santini.

Conforme os estudantes, o trabalho teve o objetivo de analisar o comportamento do erval. Isso a partir de diferentes condições de luminosidade. Além de manejo como podas, implantação pragas e doenças. E ainda, diferenciar o rendimento dos talhões. Estes escolhidos por meio das informações obtidas em cada visita. Com os dados e feita a poda, análises e pesagem, a erva mate moída passou pela análise sensorial. Assim pode-se observar a diferença de sabor, aroma e coloração. Isso tudo a partir de diferentes tipos de manejo e intensidade de luz. Incluindo as pragas e doenças com maior ocorrência nos talhões.

De acordo com os estudantes, a produção ervateira já faz parte das famílias. Dessa forma, os resultados e o conhecimento obtidos vão auxiliar no dia a dia da produção. Segundo os três haverá ganho com qualidade, produtividade e geração de renda.

 

“SERVIÇO”,

“Inscrições para o Sepex agora somente para ouvintes nos dias 4; 5 e 8 de novembro. Exclusivamente na central de atendimento – unidade I – Jordão. Investimento de R$ 50.

Relacionados

NOVO

Coleta seletiva de dispositivos eletrônicos

No dia 12 de junho de 2024, ocorreu nas dependências da FG uma iniciativa significativa: a coleta seletiva de dispositivos eletrônicos obsoletos,...

NOVO

Exposição das maquetes desenvolvidas pelos alunos do 7° período da disciplina de Construções Rurais do curso de Agronomia!

Confira a exposição das maquetes elaboradas pelos alunos do 7º período da disciplina de Construções Rurais do curso de Agronomia! Durante...

NOVO

Festa Junina da FG

Na noite do último dia 06 de junho a FG realizou a sua Festa Junina, em sua sede do Jordão. Comidas típicas, quentão, música, quadrilha e...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.