Blog

Acadêmica de Engenharia Civil da FG Apresenta Pesquisa sobre Soluções Para o Problema dos Alagamentos em Guarapuava em Encontro Internacional

09 de julho

Participantes de todo o país, Portugal e da América Latina mostraram seus trabalhos, principalmente sobre o gerenciamento de resíduos sólidos para o desenvolvimento sustentável das cidades. Os projetos envolveram as áreas das engenharias e suas tecnologias.
O VI Encontro de Sustentabilidade em Projeto, ENSUS, foi realizado pela UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Segundo a acadêmica foi gratificante conhecer pessoas de outras instituições, inclusive de outros países, que pensam em soluções para as cidades e poder trocar essas experiências.

O foco do evento e das pesquisas é fazer o melhor uso possível do ambiente, garantindo sua preservação para as futuras gerações.

Na oportunidade, ela apresentou sua pesquisa Estudo de medidas não estruturais para controle de inundações na bacia do rio central em Guarapuava-PR.
Maíra analisou o rio que passa no centro da cidade e causa inundações na praça Cleve e empresas do entorno quando chove intensamente.

Estudei as medidas já implantadas no município e fiz a proposta de algumas novas; também apresentei alguns dados de ocupação e impermeabilização na área da bacia, que são a principal causa dessas inundações.

O trabalho da futura engenheira remete a necessidade da implantação de medidas estruturais, pois é uma área bastante consolidada e quase que totalmente ocupada e impermeabilizada.

As medidas não estruturais ainda são possíveis, embora poucas, como a revisão da legislação de uso e ocupação, a fiscalização sobre a taxa de permeabilidade mínima obrigatória, limitação sobre a especulação imobiliária, por ser uma região central, além do controle de resíduos e manutenção dos canais.

Maíra realmente gostou da área, pois vai dar continuidade a pesquisa no TCC agora no décimo período de Engenharia Civil e, depois de formada, quer especializar- se. Sua proposta principal é a implantação de um reservatório de contenção para a diminuição da vazão do rio.

Vou continuar pesquisando, inclusive tenho planos, assim que me formar, de entrar em alguma pós-graduação na área de gestão de recursos hídricos e infraestrutura urbana.

1127.jpg
09072019095954_2.jpg_2.jpg_2.jpg
09072019095954_3.jpg_3.jpg_3.jpg
09072019095954_4.jpg_4.jpg_4.jpg

Relacionados

NOVO

Desmitificando o Imposto de Renda

No dia 10 de abril, os professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Guarapuava ministraram uma palestra com o tema Desmitificando o...

NOVO

Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)

Nos dias 21 e 22 de março de 2024, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), estiveram realizando nas dependências da FG reuniões plenárias,...

NOVO

Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava.

No dia 20 de março, foi um momento ímpar para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava! Tivemos a honra de prestigiar a cerimônia...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.