Blog

Acadêmica de Engenharia Civil da FG Apresenta Pesquisa sobre Soluções Para o Problema dos Alagamentos em Guarapuava em Encontro Internacional

09 de julho

Participantes de todo o país, Portugal e da América Latina mostraram seus trabalhos, principalmente sobre o gerenciamento de resíduos sólidos para o desenvolvimento sustentável das cidades. Os projetos envolveram as áreas das engenharias e suas tecnologias.
O VI Encontro de Sustentabilidade em Projeto, ENSUS, foi realizado pela UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Segundo a acadêmica foi gratificante conhecer pessoas de outras instituições, inclusive de outros países, que pensam em soluções para as cidades e poder trocar essas experiências.

O foco do evento e das pesquisas é fazer o melhor uso possível do ambiente, garantindo sua preservação para as futuras gerações.

Na oportunidade, ela apresentou sua pesquisa Estudo de medidas não estruturais para controle de inundações na bacia do rio central em Guarapuava-PR.
Maíra analisou o rio que passa no centro da cidade e causa inundações na praça Cleve e empresas do entorno quando chove intensamente.

Estudei as medidas já implantadas no município e fiz a proposta de algumas novas; também apresentei alguns dados de ocupação e impermeabilização na área da bacia, que são a principal causa dessas inundações.

O trabalho da futura engenheira remete a necessidade da implantação de medidas estruturais, pois é uma área bastante consolidada e quase que totalmente ocupada e impermeabilizada.

As medidas não estruturais ainda são possíveis, embora poucas, como a revisão da legislação de uso e ocupação, a fiscalização sobre a taxa de permeabilidade mínima obrigatória, limitação sobre a especulação imobiliária, por ser uma região central, além do controle de resíduos e manutenção dos canais.

Maíra realmente gostou da área, pois vai dar continuidade a pesquisa no TCC agora no décimo período de Engenharia Civil e, depois de formada, quer especializar- se. Sua proposta principal é a implantação de um reservatório de contenção para a diminuição da vazão do rio.

Vou continuar pesquisando, inclusive tenho planos, assim que me formar, de entrar em alguma pós-graduação na área de gestão de recursos hídricos e infraestrutura urbana.

Relacionados

NOVO

Professor Tiago Neumann Kuk Conclui Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental

A quantidade de esgoto tratado em nossas cidades ainda não é o ideal, mas tem aumentado nos últimos anos. Além do efluente, o tratamento produz...

NOVO

FG: Formando Profissionais que Fazem a Diferença no Mercado

Engenheiro Civil Luan Corrent Graduação Assim como diversos jovens, Luan tinha dúvidas sobre o futuro profissional, tanto é que fez...

NOVO

Faculdade Guarapuava Completa 19 Anos Transformando Vidas

O tempo passou rápido. É comum ouvirmos dizer "parece que foi ontem", mas há exatos 19 anos foi inaugurada em Guarapuava a primeira faculdade...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.