Blog

Projeto de extensão garante acessibilidade em colégio estadual

13 de outubro

Cadeirantes que frequentam o Colégio Estadual Cristo Rei, no bairro Bonsucesso, em Guarapuava contarão com mais facilidade. Um projeto de extensão universitária de acessibilidade garante um dos direitos desse público. É que a barreira de acesso do pátio central até a biblioteca, por “exemplo, conta com acessibilidade. E não é apenas esse percurso. O acesso ao ginásio de esportes e atividades comunitárias também estão no projeto.

Entretanto, nada disso seria possível se não fossem cursos da Faculdade Guarapuava. De acordo com a Instituição, uma integração de acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil resultou no projeto. Conforme a coordenadora do curso de Arquitetura, Taila Falleiros, os alunos fizeram o levantamento da situação, análise e proposta de uma rampa acessível em conformidade às normas técnicas e de conforto ao usuário. A acessibilidade é um direito pressuposto de todos nós. Mas ainda carece de maior atenção e conscientização efetiva.

“ESCRITÓRIO MODELO”

Conforme a professora Taila, todas as ações desenvolvidas pelo curso de Arquitetura e Urbanismo têm agora o Escritório Modelo. Este encontra-se em funcionamento no Espaço FG no Shopping Cidade dos Lagos. E a nossa expectativa é cada vez mais formalizarmos parcerias junto à comunidade local e regional.

De acordo com Taila, poder atuar e participar da promoção de uma melhor qualidade de vida é o que os motiva cada vez mais, na aproximação e conexão junto à comunidade. Colaborar no desenvolvimento social e respeito às diferenças é motivação. Pois ampliam nossa visão de mundo, fazendo a nossa atuação transpor para além da sala de aula. Sem dúvida, é uma experiência muito rica e engrandecedora para todos envolvidos na execução deste projeto.

 

“MUITO GRATIFICANTE”

A estudante Laís Silva, de 20 anos, do 6° período de arquitetura e urbanismo é uma das participantes do projeto. “Participar desse projeto, principalmente dentro de uma escola, é melhorar ainda mais a perspectiva e aumenta a empatia, a sensibilidade de se colocar no lugar do outro.

Conforme Laís, ajudar na execução desse projeto, a fez pensar de várias formas de como as pessoas, tanto os que precisam como os demais alunos, podem usufruir do espaço. Nós como alunos vendo na prática e pensando como um todo para a comunidade escolar, é muito gratificante. E com certeza melhora minha experiência como pessoa e uma futura profissional.

“IMPORTÂNCIA PARA A COMUNIDADE”

Para a diretora auxiliar do Colégio Cristo Rei, Lislaine Pilati, o projeto de acessibilidade é de grande importância para a escola. Pela questão de garantir aos nossos alunos com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente. E exercer os direitos de cidadão e participação social no ambiente escolar.

Conforme a diretora, além de tudo, o projeto de extensão oportuniza aos alunos da graduação o desenvolvimento de projetos. Além de vivenciar os ambientes e locais que irão trabalhar após formados. Desde já agradecemos a atenção e a parceria entre os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Faculdade Guarapuava com o CE Cristo Rei.

Por fim, o coordenador do projeto de extensão, professor Luiz Gruchoski, trata-se de uma maneira da Instituição de promover o bem-estar da comunidade escolar na qual está sendo desenvolvido este projeto. O direito de ir e vir garantido na Constituição, muitas vezes, não são colocada prática quando se trata de pessoas com mobilidade reduzida. Percebendo a dificuldade de alunos com essas limitações, buscamos mostrar novas possibilidades. Isso ocorreu dando sugestões para adequações, visando a inclusão e independência total de nossos educandos.

Relacionados

NOVO

Desmitificando o Imposto de Renda

No dia 10 de abril, os professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Guarapuava ministraram uma palestra com o tema Desmitificando o...

NOVO

Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)

Nos dias 21 e 22 de março de 2024, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), estiveram realizando nas dependências da FG reuniões plenárias,...

NOVO

Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava.

No dia 20 de março, foi um momento ímpar para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guarapuava! Tivemos a honra de prestigiar a cerimônia...

Fique por dentro!

Inscreva-se e receba as novidades.

Converse pelo Whatsapp

Entraremos em contato assim que possível.