TCC’s de Acadêmicos da Faculdade Guarapuava Estão Entre os Melhores do Paraná
Os acadêmicos Sauana Haeffner Centenaro e João Adriano Godoy da Silva pesquisaram a incorporação de cinzas na argamassa para reduzir a quantidade de resíduos lançados ao meio ambiente e baratear os custos na construção civil.
O principal benefício da utilização do resíduo é poder incorporar um material, produzido abundantemente e que causa poluição, na composição da argamassa, reduzindo assim também a necessidade de extração de matéria-prima, no caso, a areia natural.
Segundo a acadêmica, o projeto exigiu muitas horas de estudo e testes para chegar aos resultados ideais. Os testes foram feitos nos laboratórios da Faculdade Guarapuava e acompanhados pelos professores do curso.
De fato, não foi fácil. Desde a aquisição da cinza até a realização dos ensaios nós tivemos que correr muito atrás.
Agora, além de aguardar o resultado do concurso, a dupla tem objetivo de publicar a pesquisa na forma de artigo em uma revista técnica.
A seleção do projeto é uma forma de reconhecimento pela nossa dedicação à execução do trabalho, nos deixa muito felizes.
Segundo a professora Liliane Ferreira, coordenadora de Engenharia Civil, esta é a segunda edição do concurso e nas duas tivemos trabalhos classificados.
Isso releva a qualidade do ensino recebido por nossos acadêmicos, e todo apoio e estrutura oferecida pela Faculdade. Além dos laboratórios, contaram com o apoio e incentivo de nossos professores.
Já o projeto dos acadêmicos de Engenharia Elétrica Diego Luiz Dídimo e Luiz Carlos Kauva Jr é sobre automação residencial.
Os pesquisadores desenvolveram um varal inteligente que facilita a vida na hora de secar as roupas. Após as roupas serem estendidas manualmente, possibilita a tranquilidade ao usuário para realizar outras tarefas, dentro ou fora da residência, não necessitando o monitoramento local do sistema.
O sistema de maneira remota permite a supervisão via celular do varal. Os motores são acionados para recolher a roupa em caso de chuva, elas estiverem secas ou anoitecer. Os trabalhos são indicados pelos coordenadores dos cursos e classificados pela comissão regional do Crea. Com esse concurso, o Crea-Pr busca promover a valorização do conhecimento técnico e científico relacionado às áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, além de difundir a produção acadêmica em prol da atualização dos conhecimentos técnicos dos profissionais da área.
A entrega do Prêmio TCC destaque aos vencedores deve ser feita durante o Encontro Paranaense das Entidades de Classe – EPEC que ocorre em novembro em Foz do Iguaçu.
Registramos nossa torcida por nossos representantes e, principalmente, felicitamos pela iniciativa e empenho no desenvolvimento dos projetos!!
Vocês são show!!
https://bibliotecavirtual.crea-pr.org.br/melhores-tccs-do-parana.php
https://creaweb.crea-pr.org.br/WebCrea/biblioteca_virtual/visualizar_trabalho.aspx?SEQTRABALHO=440