FIES

O que é FIES?

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, mais conhecido como FIES, é um programa criado pelo Governo Federal para ajudar estudantes brasileiros a pagar a faculdade particular.  É um “empréstimo” a juros mais baixos do que os praticados no mercado e o estudante só começa a pagar a dívida depois de formado.

Quais as regras para conseguir o Financiamento?

  • Nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Nota na redação do Enem não pode ser zero;
  • Quem já foi beneficiado com financiamento do FIES não poderá solicitar novo;
  • Quem tem curso superior completo não pode solicitar o FIES;
  • Quem é beneficiário de bolsa integral do ProUni não pode participar do FIES;
  • Não pode participar do FIES alunos cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 2,5 salários mínimos.

Como funciona o FIES?

Apesar de ser um programa de financiamento, o aluno que consegue o FIES não recebe o valor da mensalidade em sua conta bancária para depois pagar a faculdade. Depois de assinar o contrato de financiamento em um dos dois bancos autorizados pelo FIES (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal), o percentual financiado de cada mensalidade é pago diretamente para a instituição.

O financiamento do FIES é dividido em três fases:

Fase de utilização: corresponde ao período em que o aluno está estudando no curso financiado. Durante essa fase, o estudante paga um boleto a cada três meses. Esse valor é referente aos juros do financiamento. A cada seis meses, o aluno também precisa renovar o contrato, comprovando que ainda está matriculado no curso financiado. Essa renovação semestral do contrato do FIES é chamada de “aditamento”.

Fase de carência: período que inicia quando o aluno se forma e dura alguns meses (consulte o regulamento do FIES referente à edição em que você foi selecionado para saber o tempo exato). Durante a fase de carência, o estudante continua a pagar somente as parcelas trimestrais referentes aos juros.

Fase de amortização:  essa fase começa depois do prazo de carência e é nesse período que o beneficiário do FIES começa a pagar a dívida do financiamento. 

No portal oficial do FIES você pode fazer uma simulação do FIES. Nela, você consegue fazer uma estimativa do tipo de financiamento que vai conseguir, quanto tempo terá para pagar a dívida e qual será o valor de cada uma das parcelas.

Para efetuar uma simulação clique aqui

 

Faça a sua inscrição clicando aqui.

Documentação necessária (clique aqui)

*Passo a passo para o procedimento de inscrição no sistema do FIES