CPA - Comissão Própria de Avaliação (CPA)

 

O que é a CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Guarapuava (FG) é constituída por docentes que representam cada um dos Cursos mantidos pela Instituição, por dois representantes do corpo discente, por dois representantes do corpo administrativo e por dois representantes da comunidade, presididos pela Professora Coordenadora do Núcleo de Apoio e Orientação Psicopedagógica (NAOP) da Faculdade, designada por meio de Portaria.
A CPA é responsável pela elaboração e aplicação dos instrumentos de Avaliação Institucional a serem respondidos pelos acadêmicos, pelos professores e pelos funcionários da FG, com a finalidade de analisar questões acadêmicas pertinentes, de modo a manter e/ou indicar aspectos relevantes da vida universitária e que, portanto, interessam a todos os envolvidos e à comunidade local e regional.
Desde o ano de 2000, a Faculdade Guarapuava realiza a Avaliação Institucional, inicialmente por meio da Comissão de Avaliação Institucional (CAI) e, a partir de 2004, com o advento da Lei 10681/04 (Lei do SINAES), pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Objetivos da Avaliação Institucional
A Avaliação Institucional é um processo contínuo, que visa refletir sobre a melhoria permanente e constante da qualidade acadêmica e da gestão universitária. A Avaliação representa, ainda, uma forma de prestação de contas das ações e do desempenho da Instituição, perante a sociedade, além de buscar o ajuste das práticas utilizadas às demandas necessárias, em consonância com as exigências apresentadas pela legislação federal, cumprindo-as.
O autoconhecimento gerado pela Avaliação possibilita que cada um, ao desempenhar o seu papel, possa fazer, com responsabilidade a parte que lhe cabe, na Instituição. Além do mais, a Avaliação Institucional fortalece as relações de cooperação entre os diversos “atores” que desenvolvem suas funções na FG.

Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
Instituído pela Lei 10861/04, de 14 de abril de 2004, o SINAES apresenta a proposta de Avaliação Institucional, em atenção à solicitação do Ministério da Educação (MEC), que entende importante e necessária a adequação dos diversos veículos de avaliação utilizados pelas Instituições de Ensino Superior públicas e particulares brasileiras às diretrizes propostas pelo MEC, sem que se percam as características particulares de cada Instituição.
O SINAES preconiza a necessidade de melhoria da qualidade da Educação Superior em toda sua extensão e a ampliação dos compromissos e responsabilidades sociais das Instituições de Ensino Superior.

 

               Resultados:                 Avaliação do Corpo Discente 2016/1