Semana de Estudos Acadêmicos: Administração

quarta-feira, 5 de junho de 2019



O Primeiro dia se SEA do curso de Administração começou com a Palestra O Papel das Agências de Desenvolvimento Local e Regional do Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira Gomes. Os alunos puderam presenciar um pouco do estudo que o professor está fazendo em relação às agências de desenvolvimento e a importância desta análise, o tema prendeu a atenção dos acadêmicos fazendo com que pudessem refletir e correlacionar às atividades do administrador.


As sociedades contemporâneas buscam novos modelos de desenvolvimento econômico, todavia, tais modelos geralmente não correspondem aos anseios e mesmo aos desafios que se apresentam. Observa-se, por exemplo, que há diversos interesses de natureza particular e clientelista quando da definição e execução de ações com vistas à promoção do desenvolvimento local e regional. A segunda palestra do dia foi com a Prof.ª Ellen Rubia sobre Controle e Equilíbrio Emocional. Tradando do gerenciamento das emoções. Profissionais ansiosos, tensos, irritadíssimos, muitas vezes não percebem que sua mente está fragmentada. Por isso existe a necessidade de treinar o "eu" que representa a capacidade de escolha, a consciência crítica a fim de gerir bem as emoções. Profissionais de todas as áreas precisam ser treinados para serem gestores da própria mente. O objetivo da palestra foi para aprender a proteger o mais delicado de todos os territórios: As emoções, pois se você falhar nisso, você falha como ser humano. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas técnicas  importantes para proteger e gerenciar as emoções.


Tivemos também a Oficina de Marketing com o Prof. Claudinei Ferreira da Silva e os acadêmicos Rita de Fátima Oliveira Kunseler, Bruno Cesar Madureira, Rafaelli Schneider. Relatando a importância do marketing na vida das pessoas e das empresas, e sua relação no atendimento das necessidades e desejos das pessoas, com estratégias que procurem sempre a satisfação dos consumidores. Abordagem do marketing antigo e o marketing moderno. Como exemplo prático, a dinâmica do processo de criação de um produto, trabalho desenvolvido por um grupo de alunos, com criação de uma ideia de produto, elaboração da marca, desenvolvimento de amostra, pesquisa de mercado abordando concorrência e perspectivas de custos, e estratégia de comunicação desse produto com os consumidores. 


O Prof. Rodrigo Alves Favaro ministrou sobre Diferença da Administração Pública e Privada com ênfase no Sistema Prisional, foram abordados os aspectos históricos da prisão, apresentando o aprisionamento moderno como a forma legítima de punição do infrator por parte do Estado, contrapondo a função antiga da prisão como local onde se aguardava o momento do cumprimento da pena, que era um castigo físico ou morte. Também foram abordadas as duas funções paradoxais da prisão, que é a de punir e a de ressocializar, sendo que esta última ainda não possui aplicação prática eficiente, tornando o sistema prisional cada vez mais superlotado, pela incapacidade de romper com o ciclo da violência e da criminalidade. Muitas controversas pairam sobre a discussão acerca da privatização dos serviços penais. Por um lado, entende-se que a indústria prisional pode ser uma alternativa viável diante da ineficiência do estado, além do alto custo gerado aos cofres públicos. Por outro lado, defende-se que a gestão privada do sistema prisional, além de não reduzir os custos, o torna maior ainda. Outro contra argumento é de que a função de custodiar pessoas seja função exclusiva do estado e não pode ser delegada a um ente privado. Os EUA que tiveram mais de 10% das prisões privatizadas nos anos 90, agora tendem a reestatizá-las. No Brasil, as experiências de Parcerias Público/privada ainda são objetos de análise. 

Na terça-feira (14), a Prof.ª Cristiane Mores Beltrão falou sobre Gestão do Tempo que proporcionou aos acadêmicos uma reflexão sobre o tempo, além de demonstrar as ações básicas do gestor do tempo:

  1. Coletar coisas;
  2. Decidir próxima ação;
  3. Manter listas de tarefas;
  4. Seguir o processo;
  5. Ser persistente;

O Tempo é Gratuito, mas não Tem Preço. Você não pode ser seu Dono, mas pode usá-lo. Você não pode guardá-lo, mas pode investi-lo. Uma vez que você o tenha perdido. Você JAMAIS conseguirá tê-lo de volta.
O Centro de Integração Empresa-Escola no Paraná -CIEE trouxe aos acadêmicos uma palestra sobre Processos de Estágio proporcionando mais proximidade quanto aos processos de estagio e do programa de aprendiz, que por muitos eram desconhecidas, como tempo de estagio o público que pode fazer estágio, além de questões contratuais e salariais que foram abordadas. Além disso, os alunos receberam uma cartilha com algumas dicas para conquistar vagas e como se portar em entrevistas e inclusive entregaram aos alunos fichas de cadastro para os alunos.


Tivemos também uma palestra sobre Processos de Auditoria Interna nas Organizações ministrada pelo Prof. Dione Schmidt que apresentou o conceito e a importância da auditoria interna nas organizações, as atribuições da área de auditoria e do auditor interno, as diferenças entre auditoria interna e auditoria externa. Também foram abordados conceitos sobre controles internos e gestão de riscos, temas relevantes na realização dos trabalhos de auditoria. 
Para encerrar a noite a Profª Maristela Souza ministrou uma palestra sobre Regimes de Caixa e Competência. Apresentado de forma clara e objetiva qual a diferença de ambas competências, e qual objetivo de análise de cada uma delas. Regime de caixa: análise mediante desembolso, informações em tempo real, reflete a saúde financeira no momento do desembolso. Nem sempre o caixa estando positivo reflete que obteve lucro no mês.
Regime de competência: Registro informado no momento que ocorreu a despesa. Independente se houve ou, não pagamento é necessário informá-la. Análise gerencial, através do regime de competência, se obtém informações como ocorreu o mês, com resultado positivo ou negativo, assim sendo ferramenta “mãe” para tomada de decisões.

O terceiro dia de Semana Acadêmica, tivemos Cinema com direito a pipoca para assistirmos o filme: Sete Homens e um destino com o intuito de observar muitas ações de um administrador como: Planejamento  estratégico. Gestão de pessoas. Liderança Trabalho em equipe e resultados.
No último dia os alunos no Campus II foram ate o Campus I para participarem do Simpósio Regional sobre Acessibilidade e Inclusão e assistiram a palestra: O papel do gestor na acessibilidade e inclusão nas  organizações com o gerente de Recursos Humanos do Grupo Superpão Edson Moreira e a psicóloga Karina Helena Schwab assistente de recursos humanos do grupo Superpão responsável pela contratação de pessoas com deficiência. Que trouxeram ate nossos alunos a realidade, os desafios e os pontos positivos na contração de PDC, bem como os números de funcionários PCD que a empresa onde trabalham possui. O tema foi muito atrativo aos alunos e inclusive rendeu vários questionamentos e duvidadas sanadas com relação do tem ao fim da palestra.

Semana de Estudos Acadêmicos: Administração

Galeria de Fotos