Semana de Estudos Acadêmicos: Arquitetura e Urbanismo

segunda-feira, 3 de junho de 2019



Realizamos várias atividades interativas e palestras com os nossos alunos de Arquitetura, eles puderam desenvolver algumas atividades que serão essenciais na prática de suas futuras profissões. Na segunda-feira realizamos três oficinas, como: croqui em aquarela com a professora Glória, com o intuito de os alunos apresentarem croquis com maior perfeição artística, fazendo com que eleve seu nível de apresentação. Também tivemos oficina de pós-produção de imagens na arquitetura no programa photoshop com o professor Rafael em um de nossos laboratório de informática, com o intuito de o aluno obter um melhor resultado nas imagens finais que serão apresentadas ao cliente. E por fim nesse primeiro dia de SEA, a oficina de produção acadêmica científica, com os professores Jhontan e Willian com o intuito de produzir melhores trabalhos acadêmicos científicos, e um melhor resultado e qualidade em seu TCC.

 

Na terça-feira tivemos a palestra sete passos para uma carreira sustentável junto com o curso de Engenharia Civil, a qual foi abordado as diferentes vertentes do mercado da sustentabilidade e como arquitetos e engenheiros podem se posicionar dentro dos nichos. Neste processo foi explicado o que há em cada nicho apresentado sobre simulações, certificações, gerenciamento de obras, consultorias, clientes e que

conhecimentos buscar para se aprofundar em cada nicho.

 

A Quarta-feira foi dia de concurso   "INTERVENÇÃO URBANA – ACESSIBILIDADE Práticas e Intervenções Urbanísticas a Partir de Projetos de Acessibilidade e Mobilidade Urbana”. O presente concurso teve como objetivo fazer um projeto de intervenção urbana no que se diz respeito à acessibilidade e mobilidade urbana. Com a participação de 3 equipes do 7º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, com temas

importantíssimos e necessários ao nosso espaço urbano.

 

A equipe vencedora apresentou a proposta PROJETO DE INTERVENÇÃO PAZ E BEM com o objetivo de cessar o processo de gentrificação, ter mais integração social, preservação do meio ambiente, acessibilidade, segurança, funcionalidade, mobilidade, padronização das vias e sustentabilidade do bairro Paz e Bem. A equipe que ficou em segundo lugar, apresentou a proposta de INSERÇÃO URBANA que se baseia na intervenção no estabelecimento de uma estrutura para um corredor de pedestres, capaz de interligar de maneira direcionada os pontos turísticos da cidade de Guarapuava Lagoa das Lágrimas e o Lago Municipal. A Equipe que ficou em terceira posição apresentou o trabalho INTERVENÇÃO NA PRAÇA 9 DE DEZEMBRO, visando a intervenção no entorno da praça 9 de Dezembro, visto que, é um local público e importante para a história da cidade. O intuito é a retirada dos obstáculos existentes ao acesso, e a facilidade de locomoção, assegurando assim o direito de ir e vir, e ainda fazer com que pessoas com necessidades especiais, possam também fazer parte do convívio social e usufruir do espaço com segurança.

 

O concurso teve a participação de todos os alunos do curso de arquitetura como ouvinte e em caso de empate pela banca avaliadora, os alunos ouvintes votariam o vencedor. A Faculdade deu 1000 reais de premiação divididos aos alunos vencedores.

 

 

Criador e organizador do Concurso:

Coordenador Roberto Forghieri Vernalha Zimbres

 

Professores da Banca de Avaliação:

Professor Rafael Sindelar Barczak

Professor Odair Oliveira Junior

Professor Jhonatan dos Santos Dantas

 

Equipe Vencedora:

PROJETO DE INTERVENÇÃO PAZ E BEM

Acadêmicos:

Evelize Maira de Carvalho

Wesley de Paula Ribas

Jocelia Zai Fabricio

Leonardo Gabriel dos Santos

 

Equipe em Segundo Lugar:

INSERÇÃO URBANA

Acadêmicos:

Marcos Roberto Ribeiro

Thiago Novossade.

 

Equipe em Terceiro Lugar:

INTERVENÇÃO NA PRAÇA 9 DE DEZEMBRO

Acadêmicos:

Amanda Horst Barbosa

Karine Daiana Rietmann

Wiliam Matheus Madureiro

 

Semana de Estudos Acadêmicos: Arquitetura e Urbanismo

Galeria de Fotos