REVISTA ELETRÔNICA DA FG TERÁ NOVA EDIÇÃO NESTE SEMESTRE

sexta-feira, 29 de março de 2019


A Revista Diálogos Multidisciplinares tem objetivo de contemplar trabalhos nas linhas de pesquisa das ciências naturais, humanas, sociais e exatas.
Depois de um longo período sem publicações, a revista que surgiu em 2012 voltou a ser editada no ano passado.
A pretensão é incentivar o engajamento de acadêmicos e professores na produção científica regional, podendo participar também pesquisadores de outras instituições.
Segundo o professor Jhonatan Dantas, um dos editores, o meio eletrônico foi escolhido por facilitar o acesso de todos. "Os meios eletrônicos atingem de uma maneira geral uma gama maior de pessoas e qualquer um pode ter acesso de casa. Assim podemos divulgar pelas redes sociais e isso faz com que o incentivo a produção seja maior, é mais dinâmico, mais rápido"
afirma o professor.
Jhonatan divide a responsabilidade de edição e organização da revista com o professor Willian Bonete. Willian defende que o artigo publicado na Revista ajuda a popularizar o trabalho de pesquisa: "O trabalho não fica restrito aos ambientes físicos, o que ocorreria se fosse impressa, assim a contribuição para área acadêmica é maior, inclusive enriquece o currículo Lattes ao dar maior visibilidade para o pesquisador”.

 

SELEÇÃO


Um dos diferenciais é a incorporação de artigos apresentados no Sepex, Seminário de Pesquisa e Extensão da FG. Nele, alunos de todos os cursos apresentam trabalhos científicos.
Mas para fazer parte de Diálogos Multidisciplinares, o artigo deve cumprir todas as normas e passar por um processo de avaliação feito pelos pareceristas.
Os pareceristas são especialistas nas áreas de pesquisa de outras instituições, a maioria já tem doutorado.
Os avaliadores analisam os trabalhos e fazem recomendações. Somente após as correções e a edição, os artigos podem ser publicados. "O acadêmico que participa do Sepex enriquece o currículo e pode ter o artigo publicado na revista. Isso dá a possibilidade de continuar a pesquisa depois da graduação em programas de mestrado e doutorado" diz o editor.

COMO PARTICIPAR


A chamada para participação é realizada por meio de edital publicado no site da faculdade. Na página é possível também verificar as normas para publicação. Para acessar, basta ir até o site da faculdade  www.faculdadeguarapuava.edu.br e, no lado direito da página inicial, clicar no link das revistas eletrônicas.

A edição de nº 4 deve sair ainda no primeiro semestre e vai ter artigos sobre politicas sociais, agronegócios com foco nas necessidades nacionais, falará também sobre autismo, paisagismo e planejamento urbano, além de outros temas. A sede da revista fica no mesmo espaço onde funciona o Escritório Modelo de Arquitetura no prédio da Rádio Difusora, Alto da XV.

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