Acadêmicos de Veterinária da Faculdade Guarapuava participam da ExpoCrioulo

Quarenta e seis estagiários foram escalonados para as mais diversas atividades durante quatro dias

quarta-feira, 20 de março de 2019


Os acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Guarapuava fizeram estágio durante a ExpoCrioulo. A edição 2019 da exposição foi organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Guarapuava (NCCCG) e ocorreu entre 14 e 17 de março, no parque Lacerda Werneck. A exposição de cavalos reuniu 78 animais, sendo 43 marcados, o que torna o evento nível B na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

A Faculdade Guarapuava levou 46 estagiários para a exposição, escalonados nos quatro dias de ExpoCrioulo. A acadêmica do 3º período de Medicina Veterinária, Jessica Taborda, participou dos julgamentos como secretária do Técnico da ABCCC, Rafael Sant’Anna.

"A experiência foi muito útil para sanar algumas das minhas dúvidas quanto ao julgamento da raça crioula e discutir demais especificidades técnicas. Além disso, o evento foi ótimo para ter contato com os animais e seus criadores"

Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a criação de cavalos destinados a provas de morfologia. De acordo com a Professora Mestra Esther Devantier, durante as exposições, os alunos acompanharam a recepção, emissões de Guia de Transporte Animal (GTA), credenciamento e resenha dos animais,  juntamente com os Médicos Veterinários responsáveis.

"Os acadêmicos também acompanharam o juiz de prova, observando quais os critérios avaliados para decidir a premiação dos melhores animais, que devem ser rápidos e resistentes, além de belos. A exposição é também como se fosse um desfile de beleza"

Os acadêmicos também acompanharam o juiz de prova e Técnico da ABCCC, Marcos Antunes, observando critérios morfológicos, de andadura, aprumos, e características raciais premiando nos melhores animais. Ainda segundo a professora, os alunos auxiliaram o NCCCG na organização do evento, preparando a pista em que os animais competiriam e quando necessário guiando cavalos.

Semanas antes, os acadêmicos também já acompanhavam o tratamento de seis cavalos inscritos na ExpoCrioulo pela Cabanha Don Leão, que funciona juntamente com a Fazenda Escola da Faculdade Guarapuava.

“No local, os alunos de Veterinária têm aulas práticas, tendo contato com a rotina de uma fazenda com cabanha de equinos, rebanho de bovinos e ovinos, com o intuito de inseri-los na realidade da profissão”, finalizou a professora.

De acordo com a Faculdade Guarapuava, o diretor geral da instituição, Leonardo de Mattos Leão, tem a preocupação de que os acadêmicos estejam presentes nos eventos relacionados a profissão de Médico Veterinário, possibilitando o acompanhamento dos alunos durante o manejo de animais de campo e de cocheira.

Acadêmicos de Veterinária da Faculdade Guarapuava participam da ExpoCrioulo

Galeria de Fotos